terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Por que as pessoas vendem computador como se fosse cachorro quente?

É comum ver grandes lojas de departamentos anunciando o tal "computador completo"... Por que completo? Quem me diz o que eu preciso ter ou não no meu computador, a loja, o fabricante, ou as minhas necessidades?
Sim, computador é que nem cachorro quente, você pode escolher o que botar nele. Com a diferença que na barraquinha de hot dog você só pode escolher o que tem lá, mas pode comprar peças de praticamente qualquer lugar do mundo para colocar no seu PC. Pena que muita gente não saiba disso, e as grandes lojas também insistem em só vender pacotes fechados.
E comprar um computador por partes não é mais caro ou mais barato do que uma máquina "completa". Comprando dessa forma você pode tanto tirar como adicionar componentes. E ainda comparar diferentes preços e marcas para escolher a mais adequada. Claro que comprar dessa forma dá mais trabalho, e é preciso aprender um pouco sobre o funcionamento dos PCs, mas nada que obrigue ninguém a se tornar um expert. E hoje em dia todo mundo tem que entender um pouco de informática mesmo. Para dirigir um carro com carteira a gente não precisa saber um básico de mecânica? Então, é a mesma coisa.
Mas eu defendo essa forma de se adquirir um computador não só por ser mais econômica, ou eficiente. O mais importante é o princípio de liberdade e democracia por trás disso tudo. Ao escolher o que colocar no seu computador, e qual o fabricante de cada uma das partes, estamos priorizando nossas reais necessidades, e não simplesmente deixando um único grupo ou empresa decidir por nós. Pode parecer um pouco estranho ou fora de escala associar a compra de um bem com liberdade e democracia, mas é em atitudes como essa que aprendemos e cultivamos o real sentido dessas palavras em nossas vidas. O que importa é não deixar que forcem-nos a fazer alguma coisa sem saber bem do que se trata ou sem nos deixar opção. Claro, se você não quer ter trabalho e comprar um bom "computador completo" - e tem boas máquinas sendo vendidas por aí assim - vá em frente, se é o que quer é o melhor para você. Mas saiba que sempre há uma opção.

Nenhum comentário: