sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Arquiteto!? Isso é de comer ou de passar no cabelo?

Sabe, deparei-me outro dia pensando numa coisa: eu sou arquiteto! Enfim, após sete anos e meio de estudos - comecei em fevereiro de 1999 e terminei em agosto do ano passado. Agora estou preparado para servir à sociedade, realizando projetos e construções para o bem de todos. Agora só falta a sociedade achar isso... É impressionante como as pessoas ignoram a figura do arquiteto e a idéia que fazem do que é arquitetura: que é coisa de rico, que "arquiteto não passa de três andares"; ou que projeto é só um "desenhozinho" feito num instante, que qualquer um faz.
O arquiteto é um profissional que tem muito a dizer. Ainda mais nos dias de hoje, com toda a desordem que há em nossas cidades. A desordem à qual me refiro aqui não é somente o asfalto esburacado, a rua sem iluminação ou o trânsito caótico. O correto planejamento das cidades contribui para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas. Reduz o custo de vida e a violência, melhora as condições de saúde e tudo o mais.
E não é só no planejamento urbano que o arquiteto tem muito à oferecer. Projetos e reformas de edificações são os serviços mais comuns na nossa área. E no nosso país infelizmente as pessoas não valorizam muito o espaço onde vivem. Não falo das famílias mais simples, que com muita dificuldade conseguem o que comer. Falo de uma grande parcela da população, que tem condições de contratar um ou mais profissionais especializados para projetar, construir ou reformar sua casa ou sua empresa, mas não o fazem, e só vão procurar arquiteto na hora de assinar um projeto para aprovação na prefeitura. Acaba que a construção fica mal feita, os ambientes mal distribuídos e mal dimensionados, e muitas vezes acaba-se gastando mais do que se tivesse contratado um profissional especializado, porque não há projeto e racionalização da construção.
Nós, arquitetos, fazemos muito bem nosso trabalho, que essencialmente é projetar. Mas para que nossos projetos se realizem é preciso que as pessoas acreditem no que fazemos e nos procurem para ajudarmos a melhorar a vida de todos.

2 comentários:

Daniela disse...

Oi, Guilherme!
Bom saber que se formou... Parabéns!
Como foi o TFG, parece que foi ontem que eu te vi fazendo atendimento... É... sete anos e meio tá na média... hehe Eu comecei em 2001 e vou terminar em 2008... hehe
Então... te visitarei mais vezes por aqui... mande notícias e sucesso...
Curti o texto do arquiteto e do Santana... rs Flw! Se cuida!

m.milena disse...

Olá! É inacreditável o quanto as pessoas são "sem cultura"!

Eu concordo com tudo que você escreveu aí e fico muito triste por saber que a sociedade não evolui, não percebe o quão importante é o papel do arquiteto para a sociedade.

Não sou arquiteta, AINDA. Estudo pra isso, e pretendo seguir essa profissão que eu tanto gosto e me orgulho. Não importa o que dizem, a minha admiração por todos que estão nesse ramo não vai mudar! Serei arquiteta sim, assim como você.

Parabéns pela formatura! SUCESSO :)