segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O que você faz na internet?

Hoje em dia dá pra fazer muita coisa na internet. A rede não é mais como há cerca de 10 anos atrás, quando navegar não era muito diferente de ler uma revista; as páginas tinham imagens, texto, e muito raramente algum vídeo em baixa qualidade. De lá pra cá a tecnologia evoluiu bastante, e a principal inovação foi a possibilidade do internauta interagir com as páginas de maneira lúdica e criativa, isto é, ao invés de ser apenas espectador, o usuário de internet hoje tem a possibilidade de criar e editar conteúdo multimídia, e através deste relacionar-se com outras pessoas. Ao grupo dos sites que dão essa possibilidade aos usuários é dado o apelido de "web 2.0", usando uma terminologia característica da informática, onde a numeração indica a versão de um programa. A web 2.0 seria a versão melhorada e atual da internet.
Existem páginas 2.0 para todos os gostos. Abaixo seguem alguns exemplos:
E por aí vai, a lista é imensa. Todos estes sites têm em comum o que afirmei acima: conteúdo criado pelos próprios usuários, através do qual os mesmos se relacionam. Você relacionar-se com seus amigos através do compartilhamento de suas fotos, vídeos, desenhos, textos que expressam suas idéias, é com certeza algo fascinante, um novo mundo de inúmeras possibilidades a serem exploradas
Entretanto me parece que as pessoas, de maneira geral, não estão preparadas para este tipo de relacionamento, principalmente aqui no Brasil. Não somos educados para lidar com criatividade, troca de idéias e interdisciplinariedade. Separamos trabalho, diversão, aprendizado, como se tivéssemos um botão que liga e desliga cada um de nossos diferentes "módulos", dessa forma negando nossa própria individualidade, no sentido mais literal da palavra. Hoje em dia trabalho, diversão e aprendizado estão misturados — aliás, sempre estiveram, nós é que insistimos em separar esses valores, contrariando nossa natureza indivisível. Afinal, o homem que trabalha é o mesmo que ama, que joga, que sente... ninguém é automático.
Enfim, para aproveitar o que há de melhor na internet, é essencial saber misturar esses três valores. Falando no popular, é preciso ser um pouco nerd... Sim, isso mesmo! Aliás, caso você nunca tenha notado, o mundo é dos nerds, e se você for um muito provavelmente terá sucesso na vida, mas se não for com certeza irá trabalhar para um! Ser nerd, eu digo, não é ser bobo ou esquisito — embora ser não faça a menor diferença. Nerd é, a meu ver, uma palavra pejorativa que os americanos inventaram para definir àqueles que gostam de atividades intelectuais e têm um gosto muito diferente dos padrões daquela sociedade, que não fazem "o que todo mundo faz".
Também é muito importante fazer algo que os nerds às vezes têm muita dificuldade em fazer, que é dar um retorno à quem apresenta o conteúdo, o famoso feedback. Sem feedback não há diálogo, nem comunidades ou fóruns. Até pouco tempo eu não ligava muito pra isso, até começar a escrever este blog e criar outras páginas, bem como participar de comunidades. Então percebi que sem feedback nada funciona, é como você escrever um livro e guardar na gaveta do criado-mudo, ou ficar falando com as paredes.
Comecei perguntando o que você faz na internet. Bom, o que você faz eu não sei.. Eu faço bastante coisa, e gostaria de fazer mais, mas no momento estou preso à algumas limitações, de máquina, conexão, mas me viro com o que tenho. Meus sites estão relacionados no começo do blog, logo abaixo do meu perfil. Aguardo sua visita e comentários!


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: