sábado, 5 de janeiro de 2008

Planos para 2008

Este ano de 2007 foi realmente uma porcaria pra mim. Quase nada do que planejei realizar aconteceu. Mas 2008 vai ser melhor — tem que ser! Então, vamos às metas para este ano.

Ainda pretendo abrir meu escritório. Hoje trabalho em casa, e não tenho um espaço exclusivo para trabalho — que poderia ser em casa também. Esta é uma meta, montar um escritório mais adequado, seja em casa ou em uma sala comercial. Esta meta não se realizou ano passado por falta de apoio e de clientes. Aqui, além do mercado ser fraco, há muita informalidade, logo não há o costume de procurar um arquiteto.

Falando em informalidade, mais da metade das construções do Brasil não têm profissionais responsáveis (arquiteto ou engenheiro civil) envolvidos, incluindo aquelas em que o profissional apenas empresta seu nome para ficar tudo certo no papel, apesar de esta ser uma prática reprovada pelo código de ética profissional dos engenheiros e arquitetos. Eu tenho interesse em fazer uma pesquisa na área de inserção dos arquitetos no mercado de trabalho — de preferência um mestrado — e ajudar para que um dia a arquitetura seja mais acessível, e ao mesmo tempo os arquitetos sejam mais valorizados. No momento estou mais interessado na área profissional do que na acadêmica, mas caso surja a oportunidade, e o trabalho não esteja rendendo, posso optar por iniciar o mestrado esse ano.

Participar de um concurso de projetos de arquitetura é outra meta, e
esta já está a caminho. Estou desenvolvendo um projeto para o Holcim
Awards, um concurso de soluções sustentáveis para na construção promovido pela Holcim.

Mas a principal meta deste ano é conseguir trabalho. Seja como empregado ou profissional liberal, não há prioridade, a oportunidade que surgir será aproveitada. Estou inclusive disposto a mudar de cidade, ou até de país para isso. Vamos ver no que dá.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: