sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Algo inovador no governo brasileiro? É, parece que há esperança!

Acabei de ler esta notícia e fiquei contente e surpreso em saber que há pelo menos um ministro no governo que tem alguma afinidade por idéias inovadoras. Trata-se do ministro da cultura e músico Gilberto Gil. Em palestra que proferiu mês passado no Technology Review EmTech, nos EUA, o ministro defendeu que a inclusão digital passa pela criação de conteúdo multimídia na internet e classificou o movimento de software livre e a cultura do remix de motores do progresso.
Gilberto Gil afirmou ainda, que "criatividade e desenvolvimento das ciências e das artes sempre foram relacionadas à liberdade de acesso"; e classificou as decisões conservadoras de certos governos e corporações sobre questões de propriedade intelectual como obstáculos momentâneos, "O progresso está sempre ameaçando o status quo", disse o ministro.

A questão dos direitos autorais é realmente polêmica, e ainda há muito o que fazer, no Brasil e no mundo. Para minha felicidade, vejo que nosso ministro da cultura é uma pessoa esclarecida e aberta a novas idéias, coisa rara no Brasil, ainda mais no Estado. Espero que ele possa pôr em prática suas idéias - que são também de muitas pessoas, como eu e muitos outros que defendem o amplo uso do creative commons e do compartilhamento de arte e cultura pelas mídias digitais.


Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: