sábado, 20 de outubro de 2007

Leituras


The Perfect Place to Take a Book
Originally uploaded by ception.
Estou finalmente retomando o hábito de ler. Desde que me formei em arquitetura, em agosto do ano passado, praticamente abandonei os livros, exceto por uma obra sobre loteamentos urbanos que comprei ainda ano passado. Longe da vasta biblioteca da faculdade e vivendo em um lugar onde não há livrarias ou bibliotecas, acabei desanimando e deixando a leitura de lado. Até agora.
Mesmo com todo o desestímulo resolvi que assim que conseguisse um dinheiro, pouco que fosse, compraria livros. Foi o que fiz. Agora estou lendo dois livros: "A Cabeça do Brasileiro", de Alberto Almeida, uma pesquisa comentada sobre o pensamento ético do brasileiro; e "O Evangelho Segundo Jesus Cristo"de José Saramago, que até onde li parece ser uma obra extraordinária, digna de um Prêmio Nobel, que relata os fatos da vida de Jesus de uma forma muito humana.
Ler é muito bom, ao contrário do que pode parecer na época da escola, ou mesmo da faculdade. Eu, pelo menos, achava muito chato - salvo raras exceções - ler os livros que passavam pra classe no ensino médio. Entretanto reli alguns desses mesmos livros, sem ser obrigado ou ter prazos para cumprir, e gostei de vários deles, como "Agosto", de Rubem Fonseca, e "Dom Casmurro", de Machado de Assis. No fundo é tudo uma questão de hábito, e de saber escolher as obras.

Nenhum comentário: